terça-feira, 16 de outubro de 2012

O SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS - 1


Creio em Deus,
Pai Todo-Poderoso, 
Criador do Céu e da Terra.

"Entre todas as verdades nas quais os fiéis devem acreditar, em primeiro lugar devem acreditar que Deus existe. Deve-se também acreditar que este Deus que dispõe todas as coisas e as rege, é um só Deus. (…)

Deve-se, então, primeiramente acreditar que há um só Deus. Em segundo lugar, deve-se acreditar que este Deus é criador, que fez o céu e a terra, as coisas visíveis e invisíveis. Deus é a causa universal de todas as coisas, e não só cria a forma, mas também a matéria. Por isso fez todas as coisas do nada. Recitamos no Credo essa verdade: “Criador do céu e da terra”.

Há diferença entre criar e fazer: criar, é tirar alguma coisa do nada; fazer, é produzir uma coisa de outra coisa. Se Deus criou as coisas do nada, deve-se também acreditar que ele pode refazê-las todas, se elas forem destruídas. (…)

Deus fez o homem para governar tudo o que há na terra, mas para que o homem ficasse submetido a Ele. Devemos, por isso, dominar e governar o mundo, mas submetendo-nos em tudo a Deus, a Ele obedecendo e servindo. Por esse caminho certamente chegaremos à união com o próprio Deus."


1 comentário: